O poder do Ácido Alfa-Lipoico

O Ácido Alfa-Lipóico vem ganhando destaque entre os esportistas e as celebridades internacionais interessadas em incrementar a saúde.

A razão disso é a quantidade de benefícios que o composto pode proporcionar ao organismo humano. As vantagens vão do gerenciamento do peso ao controle dos níveis de glicose circulante na corrente sanguínea.

Veja apenas alguns dos benefícios, todos reconhecidos em artigos médico-científicos indexados, publicados internacionalmente:

GERENCIAMENTO DE PESO

A obesidade é outra pandemia que estamos enfrentando.

A infinidade de tarefas a que estamos submetidos diariamente dificulta a alimentação saudável e reduz o tempo destinado às atividades físicas. Neste cenário, o aumento de peso é inevitável. Há evidências científicas demonstrando que o Ácido Alfa-Lipóico pode ajudar no gerenciamento do peso quando aliado a mudanças de hábitos de vida.

Uma revisão sistemática e meta-análise realizada recentemente (2018) analisou 12 estudos que utilizaram o Alfa-Lipóico como suplemento em pacientes obesos. A maioria dos estudos demonstrou que o uso da suplementação gerou efetiva redução do Peso e do IMC nos pacientes.¹

Outra revisão sistemática e meta-análise também mostrou benefício com o uso do ALA para o gerenciamento do peso na maioria dos 11 estudos avaliados.

PROTEÇÃO CONTRA RADICAIS LIVRES – ANTIOXIDANTE

Vivemos expostos a diversos tipos de toxinas (conhecidas, também, como radicais livres). A poluição, os agrotóxicos, as químicas envolvidas no processamento dos cosméticos, em produtos de higiene e limpeza.

Não adianta fugir, as toxinas estão por todos os lados. Estudos demonstram que o Ácido Alfa-Lipóico pode proteger as células sadias da ação oxidante dos radicais livres.

O ANTIOXIDANTE DOS ANTIOXIDANTES

E mais! Ele é considerado o antioxidante dos antioxidantes.

Outro efeito interessante do ALA é o de regenerar outros antioxidantes. Toda vez que algum antioxidante é utilizado para “neutralizar” um radical livre, ele se torna “oxidado” (molécula morta) e portanto, deixa de atuar.

A vitamina C, Vitamina E, a Coenzima Q10 e a Glutationa são moléculas antioxidantes que funcionam desta forma.³⁻⁴

O Alfa-Lipóico é potente agente “redutor” dessas substâncias, transformando as diversas moléculas (Vit C, Vit E, CoQ10, Glutationa) oxidadas “mortas” em moléculas reduzidas “vivas”,  recuperando o potencial antioxidante delas.⁵

CONTROLE DA RESISTÊNCIA PERIFÉRICA À INSULINA (DISGLICEMIA)

Um dos principais fatores de risco relacionados às mais diversas doenças, como demência, câncer e doenças cardiovasculares é o Diabetes Mellitus.

Apesar de maciçamente negligenciado, o aumento progressivo da glicemia plasmática, mesmo antes do diagnóstico de Diabetes Melitus, confere elevação do risco de dano às células do nosso corpo.

Nichols et al⁵ já demonstrou, em 2008, que o aumento progressivo da glicemia, mesmo antes do paciente se tornar “pré-diabético” estaria relacionado a um aumento substancial do risco de se tornar diabético.

É por isso que pacientes com glicemia elevada merecem cuidado e atenção. Embora não tenham diabetes, eles têm “disglicemia”, que pode ser a geradora de muitas outras doenças.

Outro estudo, com 72 pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2, demonstrou que a utilização oral do ALA melhorou a sensibilidade à insulina em 25% após 4 semanas de tratamento.⁸

Finalmente, uma revisão sistemática e meta-análise recente (2018) envolvendo 1245 pacientes com desordens metabólicas diversas (incluindo resistência periférica à insulina) nos mostrou que a suplementação com Alfa-Lipóico foi benéfica e colaborou com a redução de níveis de glicose plasmática, insulina, triglicerídeos e LDL-Colesterol.⁹

ENDOTÉLIO VASCULAR (PODE AJUDAR A PREVENIR A ATEROSCLEROSE)

Na parte interna de todos os nossos vasos sanguíneos existe uma camada muito fina de células que chamamos de “Endotélio Vascular”.

Manter a integridade dessas células é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares.

A hiperglicemia, resistência periférica à insulina, estresse oxidativo e outros diversos mecanismos pró-inflamatórios estão relacionados e contribuem diretamente para a disfunção endotelial e, consequentemente, para a aterosclerose.

Um estudo randomizado duplo-cego com 30 pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 evidenciou melhora da função endotelial vascular com a utilização de 600mg de Alfa-Lipóico endovenoso.¹⁰

Outros dois estudos realizados por Xiang ¹¹⁻¹² demonstraram melhora da disfunção endotelial em pacientes com tolerância reduzida à glicose e disglicemia após a utilização de ALA endovenoso.

UTILIZAÇÃO DA GLICOSE

Alguns estudos sugerem que altas doses de Alfa-Lipóico podem aumentar a utilização da glicose em indivíduos com distúrbios metabólicos.

Pacientes com distúrbios metabólicos são aqueles portadores de um conjunto de doenças que, associadas, levam ao aumento do risco de problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral (AVC) e Diabetes Mellitus tipo 2.

Níveis elevados de glicose circulante na corrente sanguínea são um dos principais propulsores do acometimento por essas doenças. Estudos sugerem que a suplementação de Ácido Alfa-Lipóico pode aumentar a utilização da glicose nesses indivíduos e, com isso, reduzir as chances da progressão das doenças que poderiam acometê-los.

SEGURANÇA E EFEITOS ADVERSOS

O Ácido Alfa-Lipóico é seguro? Seu uso tem efeitos colaterais?

Uma das premissas na medicina é Primum Non Nocere, ou seja, não fazer/causar nenhum mal. Realmente é preciso cuidado ao adotar qualquer conduta.

A maioria dos pacientes que realizaram suplementação com este ativo não reportaram efeitos colaterais graves. Portanto, ele é considerado SEGURO pela comunidade científica! ¹³⁻¹⁴

Poucos pacientes queixam-se apenas de prurido/coceira com a suplementação. Com o aumento da dose, no caso da suplementação oral, o aparecimento de sintomas gastrointestinais é mais frequente, como por exemplo: náuseas, epigastralgia e diarréia. Cabe ressaltar que estes sintomas não foram mencionados nos trabalhos com uso do Alfa lipóico endovenoso.⁷⁻⁸⁻⁹

Referências:

1. Namazi N, Larijani B, Azadbakht L. Alpha-lipoic acid supplement in obesity treatment: A systematic review and meta-analysis of clinical trials. Clin Nutr. 2018;37(2):419-428.

2. Kucukgoncu S, Zhou E, Lucas KB, Tek C. Alpha-lipoic acid (ALA) as a supplementation for weight loss: results from a meta-analysis of randomized controlled trials. Obes Rev. 2017;18(5):594-601.

3. Jones W, Li X, Qu ZC, Perriott L, Whitesell RR, May JM. Uptake, recycling, and antioxidant actions of alpha-lipoic acid in endothelial cells. Free Radic Biol Med. 2002;33(1):83-93.

4. Kozlov AV, Gille L, Staniek K, Nohl H. Dihydrolipoic acid maintains ubiquinone in the antioxidant active form by two-electron reduction of ubiquinone and one-electron reduction of ubisemiquinone. Arch Biochem Biophys. 1999;363(1):148-154.

5. Upston JM, Terentis AC, Stocker R. Tocopherol-mediated peroxidation of lipoproteins: implications for vitamin E as a potential antiatherogenic supplement. Faseb J. 1999;13(9):977-994.

6. Nichols GA, Hillier TA, Brown JB. Normal fasting plasma glucose and risk of type 2 diabetes diagnosis. Am J Med. 2008 Jun;121(6):519-24. doi: 10.1016/j.amjmed.2008.02.026. PMID: 18501234.

7. Jacob S, Henriksen EJ, Schiemann AL, et al. Enhancement of glucose disposal in patients with type 2 diabetes by alpha-lipoic acid. Arzneimittelforschung. 1995;45(8):872-874.  (PubMed)

8. Jacob S, Rett K, Henriksen EJ, Haring HU. Thioctic acid–effects on insulin sensitivity and glucose-metabolism. Biofactors. 1999;10(2-3):169-174.

9. Akbari M, Ostadmohammadi V, Lankarani KB, et al. The effects of alpha-lipoic acid supplementation on glucose control and lipid profiles among patients with metabolic diseases: A systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Metabolism. 2018;87:56-69

10. Heinisch BB, Francesconi M, Mittermayer F, et al. Alpha-lipoic acid improves vascular endothelial function in patients with type 2 diabetes: a placebo-controlled randomized trial. Eur J Clin Invest. 2010;40(2):148-154.

11. Xiang G, Pu J, Yue L, Hou J, Sun H. alpha-lipoic acid can improve endothelial dysfunction in subjects with impaired fasting glucose. Metabolism. 2011;60(4):480-485.

12. Xiang GD, Sun HL, Zhao LS, Hou J, Yue L, Xu L. The antioxidant alpha-lipoic acid improves endothelial dysfunction induced by acute hyperglycaemia during OGTT in impaired glucose tolerance. Clin Endocrinol (Oxf). 2008;68(5):716-723.

13. Kim NW, Song YM, Kim E, Cho HS, Cheon KA, Kim SJ. Adjunctive alpha-lipoic acid 561 reduces weight gain compared with placebo at 12 weeks in schizophrenic patients treated with 562 atypical antipsychotics: a double-blind randomized placebo-controlled study. Int Clin 563 Psychopharmacol 2016; 31:265-274.

14. Bilska A, Wlodek L. Lipoic acid-the drug of the future. Pharmacol Rep 2005; 57:570- 566 577.